A actividade da Archeo´Estudos, tem vindo a desenvolver-se em várias áreas distintas, mas complementares e centradas no mesmo foco de competências:

Estudos

Assegura a execução do descritor Património Arqueológico, Arquitectónico e Etnográfico integrado na avaliação ambiental de projectos públicos ou privados, nomeadamente rede viária e ferroviária, barragens, parques eólicos, linhas eléctricas, exploração de inertes, áreas comerciais e industriais, entre outros. Estes trabalhos incluem recolhas bibliográficas e documentais, registos fotográficos, prospecções arqueológicas e elaboração de relatórios técnicos.

Acompanhamentos Arqueológicos

Em ambiente de obra, o acompanhamento arqueológico por parte de técnicos credenciados garante a aplicação efectiva das medidas de minimização preconizadas em fase anteriores, nomeadamente de Estudos de Impacte Ambiental, em articulação com o desenvolvimento da empreitada. As metodologias aplicadas vão desde a leitura de estratigrafias, registos gráficos, fotográficos e topográficos, à execução de sondagens arqueológicas de emergência.

Intervenções Arqueológicas

A afectação directa de vestígios arqueológicos é minimizada através de execução de sondagens arqueológicas de avaliação ou mesmo intervenções em área, quando a importância da realidade arqueológica ou o seu grau de afectação assim o justifica. Ainda neste âmbito, é essencial o desenvolvimento de trabalhos de registo e estudo de edifícios, cujo valor patrimonial assim o exija. O trabalho de campo tem continuidade em gabinete com o tratamento, inventário, e estudo dos materiais, organização em base de dados dos registos de campo, tratamento informático do registo gráfico e fotografia de espólio.

Outras áreas de trabalho

Paralelamente a estas três grandes áreas de actividade, a Archeo’Estudos está vocacionada para prestar apoio e consultoria técnica a qualquer tipo de projectos na esfera do Património Cultural, assegurando nomeadamente a prestação de serviços de limpeza, estabilização, consolidação e catalogação de espólio numismático, fotografia de material arqueológico e desenho arqueológico.

Ainda neste âmbito, desenvolvemos projectos para a execução de trabalhos de estudo de espólio e restauro de peças cerâmicas integradas em colecções museológicas.

Numa perspectiva de desenvolvimento do território que se pretende sustentado e respeitando valores culturais e ambientais, temos também como missão prioritária a realização de projectos de salvaguarda e revitalização de sítios arqueológicos e monumentos históricos, em acções de gestão cultural e patrimonial, com destaque para a criação e dinamização de roteiros históricos e arqueológicos.

Para a realização destes trabalhos e projectos, a empresa tem vindo a constituir um grupo de colaboradores e parceiros, técnicos especializados nas áreas de Conservação e Restauro, Arquitectura, Antropologia Cultural, Topografia, Investigação Histórica e Urbanística, etc.


Empresa Servišos Equipa Trabalhos Contactos Enviar CV